top of page
  • canoasph

9º Miss e Mister Diversidade de Canoas

Atualizado: 17 de jan. de 2019


Fotos de Derli Colomo Jr

A cidade de Canoas conheceu sua nova Corte da Diversidade na noite de sexta-feira (7) em um desfile de beleza, desenvoltura e, principalmente, de representatividade. Ao todo, 19 candidatos disputaram a faixa em três categorias diferentes. Andrius Welling foi o vencedor da categoria Mister Diversidade; já a nova Miss Diversidade é Bethina Voggue; e Chris Siberino foi escolhida a Miss Trans Diversidade. O Destaque Diversidade 2018 foi escolhido pela população em uma votação online que obteve mais de 7 mil votos. A preferida do público foi Emma Squillaci Ribeiro. Além disso, ainda foram escolhidos os segundos lugares e a simpatia de cada categoria. Todos os vencedores irão representar Canoas em eventos oficiais LGBT e em atividades relacionadas à pauta dos direitos humanos.


Com muita beleza e glamour, os candidatos realizaram dois desfiles, um com trajes esporte, e o outro de gala. Além da beleza, postura e desenvoltura, os concorrentes também foram avaliados pela representatividade da causa LGBT na sociedade e pela resposta dada às perguntas dos sete jurados, que abordaram temas como o respeito à diversidade, a importância do protagonismo LGBT, a luta contra o preconceito, entre outros.


Segundo o coordenador do evento e diretor das Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais de Canoas, Saulo Gil, o concurso privilegiou candidatos militantes da causa. “Mais uma vez temos uma corte engajada na militância, na luta pela causa e na representatividade LGBT na sociedade. Tenho certeza que os novos representantes farão um trabalho tão participativo e importante quanto a Corte de 2017”, comenta. Saulo ainda ressalta que Canoas é um exemplo em políticas públicas para a diversidade e agradece a atual gestão pelo apoio na causa.


Para o secretário adjunto da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Participação Social (SMDHPS) e um dos jurados do desfile, Rubielson Medeiros, a tarefa de escolher os representantes não foi fácil: “alguns têm melhor desenvoltura corporal, outros se destacam na fala. Então, não foi muito fácil. Mas, buscamos encontrar representantes da causa e que consigam desenvolver o protagonismo LGBT na sociedade”.


Bethina Voggue não escondeu a emoção ao ouvir seu nome como a nova Miss Diversidade. Para ela, a coroa é o resultado de muito trabalho e dedicação. “A sensação é maravilhosa, não consigo explicar meu sentimento depois de todo o processo para o desfile. Tenho consciência de que, de agora em diante, sou representante de toda uma comunidade e farei o melhor possível pela causa”, destaca.


Além de conquistar o segundo lugar da categoria Miss Trans Diversidade e de ser a escolhida pelo público, Emma Squillaci Ribeiro ainda foi pedida em casamento no palco do evento. “Foi uma noite mágica, de muita emoção, pois vou sair do concurso com duas faixas e, ainda, noiva. Mas, de agora em diante, começa o trabalho sério, quero lutar muito pela causa LGBT e pelos nossos direitos”, afirma.


O evento é uma iniciativa da Diretoria das Políticas das Diversidade e Comunidades Tradicionais, vinculada à Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Participação Social (SMDHPS), em parceria com o Conselho LGBT de Canoas.



Confira todos os vencedores:

Miss Destaque Diversidade 2018 (escolha popular): Emma Squillaci Ribeiro

Categoria Mister Diversidade: Concorreram homens gays, bissexuais ou homens trans. Mister Diversidade: Andrius Welling Vice-Mister Diversidade: Dionatan Felipe Penna Mister Simpatia: Igor da Silva Lamerão

Categoria Miss Diversidade – Concorreram homens que usam da arte do transformismo e se “montam” ocasionalmente, mas que no dia a dia não se identificam como travestis ou transexuais.

Miss Diversidade: Bethina Voggue Vice-Miss Diversidade: Tiffany O’ Hara Miss Simpatia: Tiffany CJ

Categoria Miss Trans Diversidade – Concorreram mulheres travestis ou transexuais que tenham identidade de gênero oposta ao sexo biológico e que se percebem socialmente como pertencentes a esta identidade.

Miss Trans Diversidade: Chris Siberino Vice-Miss Trans Diversidade: Emma Squillaci Ribeiro Miss Trans Simpatia: Rithielli Flores Evaldt



Assessoria de Comunicação

175 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page